ITAÚBA

Mezilaurus synandra

CARACTERÍSTICAS GERAIS: cerne amarelo-esverdeado, quando recém serrado, tornando-se castanho-esverdeado-escuro; cheiro agradável, levemente adocicado, e gosto imperceptível; densidade alta; grã ondulada ou revessa; textura média; superfície irregularmente lustrosa.

DENSIDADE: Densidade de massa aparente a 15% de umidade é de 960 kg/m³

SECAGEM: A secagem ao ar é lenta e difícil, porém sem causar alta incidência de defeitos. A secagem artificial é reportada como lenta, com ocorrência acentuada de rachaduras e moderada de empenamentos. Não há indicação de programas específicos para a Madeira de itaúba.

TRABALHABILIDADE: A Madeira de itaúba é moderadamente difícil de ser trabalhada, tanto com ferramenta manuais como com máquina, devido à presença de sílica; porém permite bom acabamento.

DURABILIDADE: A madeira de ITAÚBA-PRETA, em condições adversas, é considerada de resistência muito alta ao ataque de organismos xilófagos, segundo observações práticas a respeito de sua utilização.

PRESERVAÇÃO: A madeira de ITAÚBA-PRETA, com poros obstruídos por óleo-resina e tilos, quando submetida a tratamento sob pressão, deve apresentar muito baixa permeabilidade às soluções preservantes.

USOS: Construção civil, Mobiliário, Utilidades gerais, Implementos agrícolas, transporte, peças torneadas e embarcações

 
 
 
 

 

 
 
 
 

Telefones:

(91) 3085-4711 / 99224-0594

E-mails:

contato@bluetimber.com.br
elinelson@bluetimber.com.br

 

Nosso Escritório

Av. Serzedelo Corrêa, 805 - Sala 808
Batista Campos, Belém - Pará
CEP: 66033-770

 

Concessão de Manejo

Estrada Vicinal da Serra Azul, S/N - Lote IV Flota Paru
Serra Azul, Monte Alegre - Pará
CEP: 68.220-000

 
© 2020 - Blue Timber Florestal Ltda.
 

Please publish modules in offcanvas position.